Nesta terça-feira (10), a Petrobras anunciou que vai atualizar o preço do gás natural. O valor que será cobrado das distribuidoras vai cair, em média, 11,1% por metro cúbico, a mudança passará a valer a partir do dia 1° de fevereiro.
Mesmo com essa redução de valores para as distribuidoras, o consumidor não sentirá o repasse. De acordo com a Petrobras, o preço final do produto depende do portfólio de suprimentos de cada distribuidora, das margens da empresa e dos postos de revendas, além dos tributos federais e estaduais. “Importante informar que a atualização anunciada para 01/02/23 não se refere ao preço do GLP (gás de cozinha), envasado em botijões ou vendido a granel”, destaca a petroleira.
A redução é em relação ao valor praticado no trimestre novembro-dezembro-janeiro. Segundo a estatal, os contratos preveem atualizações trimestrais e vinculam a variação do preço do gás às variações do petróleo e do dólar.
Assim, neste trimestre, o petróleo recuou 11,9%, enquanto o dólar teve uma leve desvalorização de 0,2%, o que explica a queda no valor do gás natural.