Fotos: Eduardo Valente / GOVSC
Celebrando as tradições germânicas, começou, nesta quarta-feira, 4, a 38ª Oktoberfest de Blumenau. Regado a gastronomia alemã, desfiles de danças e de trajes típicos, e muito chope e cerveja, o evento de 2023 é realizado no Parque Vila Germânica e vai até 22 de outubro. A abertura oficial, na noite desta quarta, contou com a participação do governador Jorginho Mello, do secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, e outras autoridades.
“Pelo 38º ano, Blumenau, além de comemorar suas tradições, oferece ao público 19 dias de diversas experiências, enriquecendo e fortalecendo a cultura catarinense. O mês de outubro ainda traz a reabertura do aeroporto Quero-Quero. Mais uma conquista, tanto de Blumenau quanto de Santa Catarina”, afirmou o governador.
O secretário do Turismo enalteceu a importância da Oktoberfest para o setor. “Santa Catarina respira turismo o ano todo, independente da época. Estamos na primavera e temos praticamente um mês todo para aproveitar o que Blumenau tem a oferecer. Vamos viver um estado de alegria nessa 38ª Oktoberfest”, completou Evandro Neiva.
Serão mais de 80 atrações musicais, entre elas a banda austríaca Die Draufgänger, os alemães VoxxClub e o cantor Tim Bibelhausen. Para que todos possam desfrutar do evento, alguns dias são gratuitos — segundas, terças, o primeiro, 4, e o último dia, 22. Na gastronomia, os visitantes poderão provar comidas típicas da Alemanha, como joelho de porco e terão acesso a mais de 100 rótulos de cervejas e chopes.
Para 2023, a expectativa é que o número de visitantes supere o do ano anterior e seja maior que 600 mil pessoas. O local foi ampliado e agora conta com uma área pet friendly para que os convidados possam levar seus bichinhos para curtir a Oktoberfest também.
Além disso, o aeroporto Quero-Quero volta a receber voos comerciais durante os dias de festa, para que os turistas possam aproveitar ainda mais o evento. O voo que marca o retorno das operações está previsto para esta quinta-feira.