Publicidade

Governo de Minas apresenta soluções em inovação tecnológica para o agro

Primeira etapa do Circuito Mineiro será em 5/6 e apresenta novas formas de manejo em atividades agropecuárias empresariais e familiares

27/05/2024 às 16h29
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Márcia França / Seapa
Márcia França / Seapa

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e instituições parceiras, dá início, a partir de junho, ao Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro. 

As apresentações, que ocorrem na modalidade presencial, têm o objetivo de mostrar tecnologias acessíveis aos produtores rurais, nas variadas atividades e escalas de produção.

As inscrições já estão abertas para a primeira etapa, pela plataforma Sympla, neste link

O primeiro encontro será realizado na quarta-feira (5/6),  no campus das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), das 13h às 18h, e traz o tema “Transformação Digital na Agropecuária: o Papel da Tecnologia na Modernização do Agronegócio”.

Segundo o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Feliciano Nogueira, o Circuito Mineiro de Inovação para o Agro surgiu da necessidade de encontrar soluções para os principais desafios do setor.

“Realizamos um amplo levantamento em todas as unidades regionais da Emater-MG e com as gerências regionais do Sistema Faemg, identificando as principais demandas dos produtores rurais para a escolha dos temas”, explica Feliciano.

Demonstrações práticas

Além das palestras com especialistas, estão previstas apresentações de startups, demonstrações práticas, exposição de produtos e serviços e oportunidades de negócios.

As próximas edições abordarão inovações tecnológicas na agropecuária familiar, incluindo drones agrícolas, avanços na pecuária (bovinos, piscicultura, apicultura, suinocultura e avicultura), no cultivo de soja, na fruticultura e silvicultura e agropecuária de precisão. 

As apresentações serão realizadas, sempre presencialmente, nos seguintes municípios: Passos (14/6), Uberlândia (18/6), Buritizeiro (20/6) e Pitangui (14/8).

A realização do circuito conta com parceria da Emater-MG, do Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui, vinculado à Epamig, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), do Sistema Faemg, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), de sindicatos rurais e prefeituras, entre outras instituições parceiras e patrocinadores. 

Confira a programação do primeiro encontro neste link

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários