Publicidade

Jataí e Rio Verde realizam ações em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente 2024

Data é comemorada no dia 05 de junho. Celebrações de Jataí encerram na quarta-feira (5); em Rio Verde eventos serão realizados na próxima terça-feira, 11

04/06/2024 às 05h06
Por: SITE
Compartilhe:
EVENTOS ALUSIVOS AO DIA DO MEIO AMBIENTE: celebrações de Jataí encerram na quarta-feira, 5. Em Rio Verde, os eventos acontecem no dia 11, terça-feira — Foto: Reprodução.
EVENTOS ALUSIVOS AO DIA DO MEIO AMBIENTE: celebrações de Jataí encerram na quarta-feira, 5. Em Rio Verde, os eventos acontecem no dia 11, terça-feira — Foto: Reprodução.

REDAÇÃO

Para celebrar à Semana Nacional do Meio Ambiente 2024, que é comemorado anualmente no dia 5 de junho, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Jataí (SMMA), deu início a diversas atividades interativas como oficinas, minicursos e trilhas com variados temas relacionados.

Nesta segunda-feira (3), aconteceu a abertura das atividades e o público presente participou de um café da manhã, e de palestras com os seguintes temas: Reciclagem – Mudança de Hábitos, com o Coordenador do aterro sanitário, Gustavo Assis Lopes e a assessora dos serviços de esgotamento sanitário da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Márcia Franco Assis. Inteligência Geográfica como Instrumento de Planejamento e Gestão Ambiental, com o Prof. Dr. Alécio Perini Martins. Fruticultura – Frutas do Cerrado, com o grupo de estudos pesquisa e extensão em fruticultura, coordenado pela Prof. Dra. Danielle Fabíola Pereira da Silva. Para encerrar o primeiro dia foi proferida palestra sobre a Agrofloresta – Conservação e Produção Sustentável em Jataí, com Gustavo Carvalho e Maria Sannini.

Programação - 4 de junho

08:00 – 11:00 – Minicurso de Compostagem para Hortas e Jardins Agroecológicos. Oferecido pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Agricultura Familiar, coordenado pela Dra. Mariza Souza Dias.

13:00 – 17:00 – Oficina de Fotografia da Vida Silvestre, com James Dean Leal Rocha. A oficina ensina técnicas básicas para capturar imagens incríveis da natureza e dos seres vivos em seu habitat natural, com aulas sobre composição, exposição, foco e uso adequado de equipamentos, como câmeras e lentes. Além disso, a oficina explorará como fotografar tanto em ambientes naturais quanto urbanos, sempre com respeito à ética e à conservação da vida silvestre.

A oficina será oferecida pelo Projeto de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração da Transição Cerrado-Mata Atlântica. James Leal é licenciado em ciências biológicas, mestre em ecologia e conservação, professor de ciências e biologia, doutorando em educação em ciências e divulgador científico no PELD-CEMA.

A oficina tem limite de 25 participantes. E necessário possuir um celular com câmera para participar.a.

Programação - 5 de junho

8:00 – Restauração do Cerrado: Desafios, Avanços e Oportunidades. Prof. Dr. Deivid Lopes Machado. Graduado em Engenharia Florestal, mestre em Ciências Ambientais e Florestais, com doutorado e pós-doutorado em Ciência Florestal.

9:30 as 11:30 – Trilha Ecológica na Unidade de Conservação de Jataí: Parque Municipal Mata de Açude, com o Prof. Dr. Christiano Peres Coelho – UFJ. Christiano é reitor da Universidade Federal de Jataí, graduado em Ciências Biológicas, mestre e doutor em Ecologia e Conservação dos Recursos Naturais.

14:00 – Animais Comunitários. Prof. Dr. Daniel Bartoli de Sousa – UFJ. Com formação em medicina veterinária é docente na área de Embriologia e Histologia e atua principalmente em projetos relacionados a morfofisiologia e saúde animal, com ênfase em zoonoses, epidemiologia e reprodução.

15:30 – programa de castração animal – Esclarecimentos sobre o funcionamento do programa e momento para tirar dúvidas. Coordenadora do Programa de Castração Flávia Vilela Carvalho.

Rio Verde

Com o intuito de incentivar a preservação ambiental e a conscientização sobre a importância das árvores para a qualidade de vida, o Buriti Shopping Rio Verde, realizará doação de mudas no próximo dia 11 de junho. Durante o evento, serão distribuídas mudas nativas, ornamentais e frutíferas gratuitamente.

Os interessados em participar, devem comparecer à galeria de serviços do Buriti Shopping, localizada no piso 1, próxima ao Costa Atacadão. Onde estará uma equipe disponível para orientar sobre os cuidados necessários com as mudas e como deve ser realizado o plantio.

O diretor de marketing do shopping, Maurício Coelho, destaca que essa será uma grandiosa oportunidade da comunidade rioverdense contribuir com o meio ambiente. “O BRV está muito feliz de fazer parte de um futuro mais sustentável”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários