Publicidade

Prefeitura de Mineiros repassa pagamentos da Lei Aldir Blanc a artistas do município

"A cultura é a alma de uma cidade, e a Prefeitura de Mineiros reconhece a importância de sua valorização”, disse Aleomar Rezende

06/06/2024 às 05h05
Por: SITE
Compartilhe:
Prefeito Aleomar Rezende, junto com beneficiários da Lei Aldir Blanc em Mineiros — Foto: Reprodução.
Prefeito Aleomar Rezende, junto com beneficiários da Lei Aldir Blanc em Mineiros — Foto: Reprodução.

REDAÇÃO

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mineiros, realizou no último dia 28 de maio, a cerimônia de assinatura do termo de execução de pagamento para os beneficiados pela Lei Aldir Blanc no município.

O evento foi realizado no Centro Cultural Santo Agostinho e contou com a presença do prefeito Aleomar Rezende. Na oportunidade, os contemplados assinaram, juntamente com o prefeito, a efetivação do crédito dos recursos.

"A cultura é a alma de uma cidade, e a Prefeitura de Mineiros reconhece a importância de sua valorização. Por meio de diversas iniciativas, trabalhamos para fomentar a criatividade, fortalecer nossa identidade e facilitar o acesso à arte para todos os cidadãos", destacou Aleomar Rezende.

Saiba mais

A Lei Federal 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, teve como principal meta estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessaram dificuldades financeiras durante a pandemia.  Em homenagem ao compositor e escritor Aldir Blanc, que morreu em maio de 2020, vítima da Covid-19, o projeto surgiu para socorrer profissionais e espaços da área que foram obrigados a suspender seus trabalhos.

A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) destinará, até 2027, R$ 15 bilhões para investimento em ações e projetos culturais em todo o país e, consequentemente, apoiar os trabalhadores do setor. A lei federal de 2020, criada para reduzir o impacto da pandemia de covid-19 no setor cultural, possibilita a transmissão direta de valores a 100% dos estados e 97% dos municípios que aderiram ao programa. Também houve 100% de adesão entre as capitais.

“O fomento direto do governo federal para as cidades e estados será para o setor cultural elaborar projetos, fazer festivais, construir equipamentos culturais. Temos a perspectiva de transformação real com o fomento cultural. As pessoas vão entender a força da cultura. Na hora que você injeta um fomento dessa magnitude, há a resposta porque gera a economia criativa de cada cidade, de cada estado de uma maneira mais perene”, disse a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários