Publicidade

DTE passa a ser exigido para o grande produtor rural

Estima-se que aproximadamente 33 mil produtores rurais no estado serão impactados pela nova medida

10/07/2024 às 05h02
Por: SITE
Compartilhe:
Estima-se que aproximadamente 33 mil produtores rurais no estado serão impactados por essa nova medida (Foto: Divulgação)
Estima-se que aproximadamente 33 mil produtores rurais no estado serão impactados por essa nova medida (Foto: Divulgação)

REDAÇÃO

O produtor agropecuário, pessoa física, que possua ou explore áreas rurais contíguas ou não, acima de 300 hectares, mesmo que em municípios diferentes, precisa se inscrever no Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) da Secretaria da Economia.

O cadastramento pode ser realizado diretamente no site da secretaria. Esta exigência está de acordo com a Instrução Normativa n° 1124, publicada recentemente. Estima-se que aproximadamente 33 mil produtores rurais no estado serão impactados por essa nova medida.

O DTE é o local designado no sistema eletrônico de processamento de dados da Secretaria da Economia, onde são enviadas e armazenadas comunicações oficiais, incluindo notificações e intimações, tanto para o contribuinte quanto para seu representante legal. Portanto, é um importante canal de comunicação da Pasta com os contribuintes.

A obrigatoriedade está fundamentada em convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e é aplicada em diversos estados. A Secretaria da Economia dará prazo até o final deste mês para que os produtores realizem seu cadastro.

A partir de agosto, aqueles que não estiverem em conformidade com a exigência do DTE ficarão em situação de precariedade perante as suas obrigações acessórias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários