REDAÇÃO
Após a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) reincidir um contrato com uma empresa do Rio de Janeiro, as obras de duplicação e restauração da GO-210, em Rio Verde, foram suspensas. De acordo com a Goinfra, a medida foi tomada devido ao descumprimento de cláusulas contratuais pela contratada e o problema persistir mesmo depois de diversas notificações da fiscalização.
Com a duplicação e restauração da GO-210, o tráfego e a segurança do transporte de cargas pesadas será melhorado de forma considerável, visto que a região se destaca como estratégica para todo estado de Goiás devido a alta produtividade de grãos. A nova rodovia será a primeira do Centro-Oeste a ter pavimento de concreto, o que promete maior durabilidade e menor custo de manutenção.
O investimento acima dos R$ 60 milhões é oriundo do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra). Na obra, serão utilizadas placas de concreto de Cimento Portland (PCS) no pavimento, aproveitando o material asfáltico pré-existente. Esse tipo de pavimento oferece maior resistência ao tráfego intenso de veículos pesados e mais atrito com os pneus, favorecendo as ações de frenagem.
O primeiro trecho a receber o pavimento rígido tem 13 quilômetros e deverá proporcionar um tráfego mais rápido e seguro, beneficiando tanto o transporte local quanto a economia da região.
Em nota oficial, a Goinfra reforça que a ação foi necessária para garantir a “proteção ao erário, a execução a contento do empreendimento e a entrega efetiva das obras à sociedade”. A agência diz ainda que as atividades administrativas para realização de novo processo de licitação para conclusão da obra estão em curso. A nova seleção deve ocorrer ainda neste semestre.
Até que a nova empresa seja selecionada e assuma o trecho, a Goinfra assegurou que reforçará a sinalização e garantirá os serviços de manutenção no local.