Indústria em Goiás lidera crescimento nacional em setembro

Dados do IBGE mostram que o crescimento goiano supera o aumento brasileiro

07/11/2024 às 17h49
Por: SITE
Compartilhe:
Indústria goiana tem crescimento de 2,4% no mês de setembro, o maior do país.Fotos: Cristóvão Matos
Indústria goiana tem crescimento de 2,4% no mês de setembro, o maior do país.Fotos: Cristóvão Matos

Redação

Goiás registrou o maior crescimento industrial do país em setembro de 2024, com aumento de 2,4% em relação a agosto, segundo dados do IBGE. No mesmo período, o crescimento nacional foi de 1,1%. O desempenho foi impulsionado pela produção de veículos automotores e de artigos do vestuário, com altas de 57,7% e 32,2%, respectivamente.

No acumulado de 12 meses, Goiás teve o terceiro maior crescimento do país, com 6,8%, acima da média nacional de 2,6%. No ano, o estado acumula um aumento de 3,9% na produção industrial, destacando-se a fabricação de veículos, que cresceu 68,7% em 2024.

Em comparação a setembro de 2023, a produção industrial goiana teve uma variação de 0,2%, com altas em oito das treze atividades, incluindo a fabricação de produtos alimentícios, derivados de petróleo e biocombustíveis, e veículos automotores.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, destacou que Goiás se mantém à frente da média nacional e que o aquecimento da economia reforça o compromisso de intensificar o apoio ao setor industrial. Joel de Sant’Anna Braga Filho, da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, celebrou os resultados como reflexo do ambiente favorável ao crescimento e inovação no estado.

No cenário nacional, a indústria acumulou alta de 3,1% no ano, com crescimento em 17 dos 18 estados pesquisados. Em setembro, o setor avançou 3,4% em comparação ao mesmo mês do ano anterior, com Goiás sendo um dos destaques.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários