Redação
Em razão dos diversos registros de queimadas na zona rural de Jataí, a Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas das escolas rurais do município. A medida foi adotada como uma forma de proteger a saúde, o bem-estar e a segurança dos alunos e funcionários, pois a fumaça e a fuligem têm comprometido a qualidade do ar.
Até que as condições ambientais melhores, as aulas vão permanecer suspensas. A Secretaria de Educação frisou que está monitorando de perto a situação e tomará novas medidas, se necessário.
Em relação as escolas da zona urbana, a secretaria anunciou que em razão das altas temperaturas, queimadas e dos baixos índices de umidade relativa do ar, que agravam a sensação de mal-estar, foi realizada a alteração temporária dos horários de funcionamento nas escolas da rede municipal.
A medida afetará as aulas nos períodos matutino, vespertino e noturno (Educação de Jovens e Adultos – EJA) das escolas regulares, com término antecipado para 9h, 15h e 21h, respectivamente. Para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centros de Educação Infantil (CEIs) e escolas de tempo integral, o atendimento será reduzido, ocorrendo das 7h às 12h. Essa alteração será válida até sexta-feira, 13 de setembro, ou até nova ordem.
Além da redução de horários, a secretaria listou diversas orientações essenciais para minimizar os efeitos do tempo seco, são eles: usar roupas leves; beber água com frequência; espalhar panos ou baldes com água dentro das salas de aula, pátios ou quadras; evitar grandes aglomerações; evitar contato com itens que acumulam pó, como bichos de pelúcia, carpetes e tapetes; evitar roupas e cobertores de lã ou com pelos; evitar exposição prolongada a ambientes com ar condicionado; manter as salas higienizadas; lavar nariz e olhos várias vezes ao dia; realizar atividades físicas moderadas ou recreativas.
Os docentes também foram orientados a realizar as aulas de educação física em sala de aula, fazendo uso de metodologias menos intensas, como atividades lúdicas e o uso de materiais pedagógicos complementares, além de reforçar a importância da hidratação e de pausas.